Tradicionalmente falamos das mães no mês de maio. Mas este ano quero falar a respeito de outro assunto: Pentecostes.
Dias antes da sua prisão, morte e ressurreição Jesus estava muito próximo dos seus discípulos e lhes ensinava coisas muito importantes, pois a hora de deixá-los sozinhos para continuarem seu trabalho estava se aproximando.
É claro que a ideia de ficarem sem seu mestre deixava os discípulos muito apreensivos. Por isso Jesus promete não deixá-los sós. “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre” (João 14.16). Jesus promete enviar o Espírito Santo que seria o auxiliador dos discípulos na sua difícil tarefa de levar a mensagem do amor de Deus através de Jesus ao mundo inteiro.
E a tarefa do Espírito Santo fica muito clara nas palavras do próprio Jesus: “Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus” (João 16.8).
Jesus, depois da sua ressurreição ainda permaneceu com seus discípulos 40 dias e subiu ao céu. Os discípulos ainda estavam assustados com todos os acontecimentos. Foi quando, no dia de Pentecostes (no qual os judeus comemoravam a colheita), reunidos em casa, eles ouviram um som, como de um vento muito forte, e o Espírito Santo desceu sobre eles na forma de línguas de fogo. Eles passaram a falar em outras línguas porque havia muitas pessoas de vários lugares e diferentes línguas ali que precisavam ouvir a mensagem do Evangelho.
Hoje o mesmo Espírito Santo vem até nós, não em línguas de fogo, mas através da Palavra e dos Sacramentos. Não para nos dar poderes, mas nos convencer a respeito das verdades bíblicas e nos auxiliar e levarmos CRISTO PARA TODOS através das nossas palavras e atitudes.
Hoje é o tempo em que Deus quer nos salvar e nos fazer instrumentos de salvação. Bem fundamentados nas verdades bíblicas, com certeza, o Espírito Santo agirá em nossas vidas e através de nossas vidas. Amém.
Pastor Marcio Loose