10/06/2011

10 de Junho - Dia do Pastor

imageO Dia do Pastor não é um dia somente para o Pastor. Neste dia pastores e congregações são convidados a refletir sobre o santo Ministério. O pastor para examinar sua vida pastoral se está cumprindo fielmente para com seu chamado, a comunidade se está vendo no pastor, o ministro de Deus e cumprindo com seus deveres. Será proveitoso a ambos, quer em particular  ou em conjunto, num estudo bíblico relembrem o que Lutero diz aos pastores e ouvintes na Tábua dos Deveres, no Catecismo Menor, ou então reler o chamado dado ao pastor, onde constam os deveres de ambos.

     O Prof. G. Stöckhardt (1906) afirma: Um pastor do santo ministério mão deve ter outra coisa no seu coração do que a obra de Deus e a salvação das almas. E o pastor Johann Gerhard (1622) adverte: Onde se concede domínio ao pecado, ali se espera em vão alcançar sabedoria divina (Jo 16.13; 1 Co 2.27). O profeta interno tem sua cátedra nos céus. Ele não reside num coração escravizado pelo pecado.

     Na expansão do Reino de Deus, tudo depende da Palavra de Deus. Pela lei de Deus, o Espírito Santo leva pessoas ao verdadeiro arrependimento e pelo evangelho, o Espírito Santo, com seu poder, opera a fé na graça de Cristo.

     O apóstolo Paulo tem uma palavra muito apropriada em sua carta aos efésios 6.17-19. Vejamos.  Ele exorta os congregados a tomar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (v.17). Com esta palavra o diabo é vencido, seu reino precisa recuar, enquanto que pecadores são levados à fé pela graça de Cristo. Deus resolveu não edificar sua igreja pelo ministério de anjos, mas por pessoas. Nosso “velho homem”, frequentemente, procura desviar-nos no confiar unicamente na Palavra de Deus. Por isso o apóstolo nos exorta à perseverança na oração. E ele pede que orem por ele, também, para que Deus lhe conceda a Palavra, para com intrepidez fazer conhecido o mistério do evangelho (v.19). Mas não somente para ele, como também em favor de todos os batizados, a fim de proclamar a Palavra ao próximo. Para proclamar a Palavra com intrepidez, isto é, sem medo, corajosamente. Isto não é uma simples questão do saber ou do caráter, mas um precioso dom de Deus. Pois, o trabalho no evangelho, na missão, na educação paroquial não é, em primeiro lugar, uma questão de dons pessoais, de capacidade pessoal como pregador e educador, de nossa criatividade (mesmo que estes dons são colocados a serviço de Deus), mas unicamente da Palavra, e esta clara e retamente proclamada, pela qual o Espírito Santo, em sua liberdade trabalha, “onde quando lhe apraz” (CA V). “Mesmo exortados à oração, não colocamos nossa confiança na intensidade, perseverança, retidão litúrgica de nossas orações” (Ver. Holgar Sonntag), mas unicamente naquele que está à direita do Pai, dirige, abençoa , defende, protege e faz sua igreja crescer.

      Com estas palavras cumprimento a todos os estimados colegas no ofício e lhes desejo rica medida do Espírito Santo para o ministério, nestes tempos finais. Abraço HorstK – SL 2011

2 comentários:

  1. Parabéns a todos os Pastores pelo seu dia, em especial para o nosso Pastor Marcio! que Deus esteja sempre em seu caminho, ajudando em tudo o que precisares! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Luisa, muito obrigado por tudo, pelo carinho e por todo o apoio. Abraço e bênçãos divinas.

    ResponderExcluir