16/07/2011

107 anos de bênçãos!

CARTAZ IELB - PRONTO (1)No dia 24 de junho a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) completou 107 anos de fundação. Nosso bom Deus tem abençoado muito nossa igreja durante todo esse tempo e, com certeza, tem abençoado nossa sociedade através da igreja também.

Amanhã, dia 17 de julho, será realizado um culto muito especial em comemoração ao aniversário da IELB. Todos estão convidados a louvarem a Deus junto conosco às 14h no Centro de Eventos FENADOCE.

Agora um pouco da história da nossa igreja:

A palavra LUTERANA vem de Lutero, Martinho Lutero. No Brasil, pouco depois do descobrimento, por volta de 1530, há notícias de defensores das idéias de Lutero chegados em São Vicente, SP. Séculos depois, luteranos eram encontrados na Bahia e na serra do Rio de Janeiro. No início do reinado de D. Pedro I, foi constatada a colonização na parte sul do Brasil por pequenos produtores rurais e micro empresários alemães. Em 1847 surge nos Estados Unidos a The Lutheran Church – Missouri Synod, que atuava para que outras partes do mundo conhecessem as verdades cristãs-evangélicas, explanadas através das Confissões Luteranas.

No início do século XX Missouri enviou um pastor, Rev. Broders, para realizar uma sondagem visando o estabelecimento de possível trabalho missionário aos aglomerados populacionais de alemães no sul do Brasil. Broders teve muitas decepções no início da pesquisa, mas no sul do estado, na região de Pelotas, houve acolhimento. Isso resultou na fundação da primeira congregação evangélico-luterana. O grupo formado por 17 famílias, todas de origem teuto-russas e pomeranos, se organizou oficialmente no dia 1º de julho de 1900, na Colônia de São Pedro, interior de Pelotas, hoje Morro Redondo. O nome desta primeira congregação, traduzido do alemão, era “Comunidade Evangélica Luterana São João da Colônia São Pedro, 8o Distrito de Pelotas – RS”. Mas a fundação oficial da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) no país só aconteceu em 24 de junho de 1904, quatro anos depois.

Passados 107 anos, hoje a IELB conta, de acordo com a última estatística, com cerca de 238 mil membros, 897 pastores, 1.463 congregações, 518 paróquias, 55 distritos e 655 pontos de missão, encontrados em todos os estados brasileiros, mas sua principal concentração está no Rio Grande do Sul (50%). O distrito que abrigará o culto especial, Distrito Sul I, conta com cerca de 6.400 membros, 16 pastores, 13 paróquias, 22 congregações e cinco pontos de missão. Já a cidade que sediará o evento, Pelotas, conta com cerca de 3.840 membros, oito pastores, nove congregações e dois pontos de missão.

Participação da IELB em Pelotas e na região:

A região Sul do RS possui cerca de 15 mil Luteranos, membros da IELB, espalhados em diversos municípios: Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Turuçu, Morro Redondo, São Lourenço, Cerrito, Pedro Osório, Canguçu, Piratini, Arroio do Padre e outros. Muitos, de quando em quando, necessitam de atendimento médico especializado na Cidade de Pelotas.

Em 2008 as paróquias dos Distritos Sul 1 e Sul 2 da IELB juntaram forças com o objetivo de oferecer atendimento espiritual hospitalar na cidade de Pelotas - que possui 7 hospitais. Esse cuidado e assistência espiritual hospitalar, não se destina apenas aos membros da Igreja. É estendido aos familiares, colegas de trabalho, vizinhos e amigos que precisam de uma palavra e um ombro amigo num momento de dor, crise e dificuldade. A Igreja precisa ir onde o povo está e, diariamente, passam mais pessoas pelos hospitais do que pelas nossas igrejas locais.

O trabalho da Capelania Hospitalar atua em conjunto com o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar - PIDI, do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O objetivo deste Programa é o atendimento domiciliar à pacientes oncológicos (câncer) que necessitam de atendimento das diversas áreas da saúde: fisioterapia, nutrição, enfermagem, odontologia, assistência social, psicologia e medicina. Desde junho de 2008 o PIDI conta também com o cuidado espiritual sob responsabilidade do pastor Capelão, Adelar Munieweg.

O pastor Adelar acompanha essa equipe multiprofissional duas vezes na semana e participa quinzenalmente de encontros com os familiares dos pacientes internados. Além das conversas, leituras bíblicas e momentos de oração durante as visitas, o pastor Capelão distribui bíblias, devocionários, livretos, mensagens e folhetos. Seguidamente é solicitada a sua participação em sepultamentos e visitas para as famílias enlutadas.

Além do envolvimento e comprometimento de cada Paróquia dos Distritos, dos Conselheiros, dos colegas pastores e Lideranças, convém destacar o apoio fundamental dos departamentos de servas da região que não medem esforços, auxiliando para que o período de enfermidade nas casas e hospitais seja menos difícil. As servas enviam seguidamente alguns presentes que são distribuídos aos enfermos e seus familiares: panos de prato com versículo bíblico, sabonetes enfeitados, toalhinhas bordadas distribuídas aos doentes e às crianças recém nascidas; entre outros. Cabe destacar ainda que, desde 2008, as famílias luteranas da região entregaram mais de 8 mil fraldas adulto, mais de duas mil fraldas infantis e centenas de peças de roupa e calçados aos hospitais. A escola Bíblica, os leigos e os jovens da região também apóiam o projeto, doando recursos financeiros para a compra de material missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário