05/09/2012

Sobre a motivação correta!

 

Muitas vezes as pessoas fazem coisas por motivos errados!

Tão triste como ser motivado por algo ruim é não ser motivado por nada! Há momentos em que nos sentimos assim. Sem vontade! Sem brilho! Sem entusiasmo!

Ao ver o jornal da manhã fiquei sabendo que o jogador Adriano, recém-contratado pelo Flamengo, faltou o treino. O que aconteceu? Diz ele que não havia motivos para faltar, ou seja, faltou motivação. Se isso se repetir, o clube poderá rescindir o contrato.

Logo depois, o jornal anunciou um grandioso incêndio que acabou com dezenas de casas em uma favela paulista. Imagens de pessoas sentadas com o olhar vazio – desmotivadas por terem perdido tudo em alguns minutos. De onde tirar forças para reconstruir? Não deve ser fácil.

É consolador saber que a força existe, basta encontrá-la. Que motivos existem, basta percebê-los.

Nessa vida, vez por outra um incêndio nos arrasa. Material ou emocionalmente, existem chamas que nos machucam. Encontrar razões de viver e agir é fundamental. Porém, muitos são motivados pelo desejo de vingança, por medo, culpa, avareza e tantos outros sentimentos. Por isso cabe sempre uma reflexão sobre qual é o combustível de nossas vidas e pensar se de fato esse combustível não está danificando o motor de nossa existência.

No relacionamento com Deus, é importante avaliar a motivação; pois Deus sabe todas as coisas, portanto não repara apenas na aparência, ou na obra externa. Ele vê o coração. Ele sabe o que motivou esta ou aquela ação. Afinal, alguns são extremamente religiosos, mas fazem isso apenas para exigir seus direitos egoístas. Alguns ofertam pensando no retorno, esforçam-se em obras apenas por popularidade diante de sua comunidade. Buscam fama, riqueza e glória. Mas um dia perceberão que todos os seus esforços assemelharam-se com o cão que corre atrás do próprio rabo, como aquele que corre atrás do vento.

A verdadeira motivação é o amor! Especialmente o amor de Deus. Pois é absolutamente impressionante que Deus nos ama apesar dos nossos corações desmotivados ou com motivos feios. Ele é gracioso! Esse amor é revelado em Jesus! Na verdade nós amamos porque Deus amou primeiro!

Quando ajudamos alguém com sinceridade, isto é, sem interesse, mas motivado pela graça de Deus, então sentimos algo inexplicável, uma alegria singela, um sorriso solto, uma alma leve. Então nos enchemos de vontade, de brilho, de entusiasmo. Voltamos a estar fortes e prontos para trabalhar, treinar, reconstruir – tudo com o motivo certo, e com a certeza de que em Jesus, recebemos uma vida que nenhum incêndio poderá destruir; um acordo - uma aliança - um contrato que não será cancelado.

Ismar Lambrecht Pinz

Ismarpinz@yahoo.com.br

Comunidade Cristo Redentor – Três Vendas, Pelotas, RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário