06/06/2013

Palavras que alegram o coração

      

      A palavra tem um poder extraordinário, tanto para o bem como para o mal. Ela pode alegrar ou causar profunda tristeza. Com a palavra podemos incentivar uma pessoa para a realização de uma tarefa ou podemos desanimá-la por completo. Ela tem poder para derrubar os poderosos e força para erguer os fracos. Com o uso da palavra bendizemos ou maldizemos. Saber usá-la adequadamente é um grande desafio para o ser humano.

       Deus, o nosso Criador, deixou por escrito as suas palavras para serem usadas com  propósitos bem definidos. E um destes é para alegrar o coração. Mas, que palavras são estas? Por exemplo: “Foi a Espírito de Deus que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso que me dá vida” (Jó 33.4). O Senhor Deus diz: “Eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno” (Jeremias 31.3). Ou, palavras do Senhor Jesus: “Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

       Os planos de Deus para com o ser humano giram em torno da vida. Morte e destruição são consequências do desprezo da palavra divina. A tarefa daqueles que acreditam e confiam em Deus é espalhar as suas palavras tal como sementes. Estas sementes, acolhidas num coração transformado pela fé em Cristo, irão crescer e produzir muitos bons frutos.

       É aconselhável, sempre que pudermos, dizer algo que ajude as pessoas. Caso contrário, para não complicar ainda mais a vida de alguém, é preferível ficar quieto. A maioria das pessoas tem carência de um elogio sincero, de uma palavra de consolo e até mesmo de um conselho edificante.

       Por mais que procuremos palavras bonitas ou pensamentos motivadores, jamais vamos encontrar palavras tão poderosas como as de Deus. “A lei (Palavra) do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente” (Salmo 19.7-8). A alegria que Deus nos proporciona a partir da sua palavra é para sempre. Ouvir e praticar os seus ensinamentos são a receita para uma vida realmente feliz.

Pastor Fernando E. Graffunder (fergraff@terra.com.br)

Três Vendas – Pelotas, RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário