28/05/2014

O banho que transforma

É interessante como o banho não tem a função apenas higiênica. Claro, ele serve para nos lavar e eliminar bactérias. Mas o banho tem algo a mais. Depois daquele dia estressante de trabalho, um banho quente alivia e revigora. Depois de um dia onde nem tudo deu certo, um banho relaxante parece enviar para o ralo alguns problemas. Uma pesquisa aponta que tomar banho pela manhã torna as pessoas mais dispostas, alegres e focadas nos seus desafios diários. Banho não é apenas questão de higiene. Um bom banho parece acalmar, desestressar e reanimar.

Como pode um simples lavar com água mexer com nossos sentimentos, com nossa vida e com nosso futuro? Não estou falando mais do banho debaixo do chuveiro, mas de um banho único na vida: o batismo. É água e Palavra de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).  “Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida” (Tito 3.5). O batismo cristão transforma vidas. Vidas sem Deus tornam-se vidas com Deus. Assim como o banho alivia as tensões do dia a dia, assim também o batismo mexe com o coração, com a alma, com a vida. Batismo é certeza de estar no colo de Jesus. É para a vida inteira, em dias bons ou maus.

No seu próximo banho, lembre-se do seu batismo. Assim como um simples banho lhe garante alívio e descanso, assim também o batismo lhe garante ajuda, força e salvação. Afinal “quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16). Você sabe o dia em que recebeu o batismo cristão? Se não me engano, o meu foi em 7 de julho de 1984 lá no famoso “Rincão do Tigre” (era interior de Ijuí), na Congregação São Paulo (hoje pertence ao município de Boa Vista do Cadeado). E o dia do seu batismo? Procure saber em qual dia você foi unido com Jesus pelo batismo.

Então fica a dica: banho não é apenas questão de higiene. Banho relaxa, revigora e traz descanso. Banho mexe com nossos sentimentos e emoções. Este banho deve nos lembrar do batismo, dia em que a vida mudou para sempre. Batismo é salvação, é perdão, é recomeço, é ter Cristo presente no dia a dia. Eu sou batizado na fé cristã e isto mudou a minha vida. E você?

Pastor Bruno A. Krüger Serves. Congregação Evangélica Luterana Cristo, Candelária-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário