20/12/2012

Natal – tristeza e alegria

Os últimos dias de um ano são muito festivos. Pelo espírito natalino acontecem tréguas nos relacionamentos mais difíceis; a troca de presentes é indispensável e os banquetes e ceias acontecem em quase todos os lares. Na virada de ano a euforia toma conta das pessoas e as esperanças de um ano melhor são reforçadas.

Os primeiros dias de um ano, para muitas pessoas, são terríveis. É o momento de contabilizar as despesas e projetar a melhor maneira de livrar-se delas o quanto antes, se for possível. O que antes era celebração se torna um grande pesadelo. As crises nos relacionamentos não foram resolvidas e voltam com maior intensidade. O que deveria ser alegria transforma-se em tristeza.

A tristeza maior do Natal está relacionada ao fato de que as pessoas esquecem-se do Deus Criador, ou nada sabem a respeito. Ele assumiu a natureza humana e nasceu como tal numa pequena cidade chamada Belém. Em Jesus Cristo está comprovado todo o amor que Deus tem pela humanidade. Ele veio para salvar o seu povo dos pecados deles. Um anjo do Senhor apareceu a José num sonho e disse: ”Maria terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.” Mateus 1.21. Sem a verdadeira fé cristã não é possível celebrar o Natal no seu real sentido.

A maior alegria do Natal acontece somente com as pessoas que receberam o maior de todos os presentes: a fé que aceita Jesus como Salvador. Para estas pessoas, os dias que seguem a este período festivo têm tudo para melhorar. Foi o que aconteceu com os pastores de ovelhas na noite em que Jesus nasceu. Eles receberam a visita de um anjo e este lhes disse: “Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor!” Lucas 2.10-11.

Receber e crer na notícia de que Jesus nasceu para morrer na cruz por causa dos nossos pecados é o começo para celebrar o Natal com muita alegria. Feliz Natal!

Pastor Fernando Emilio Graffunder

fergraff@terra.com.br

Pelotas, RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário