01/06/2010

A Vitória já é Nossa

Como seria bom se pudéssemos vencer todas as copas do mundo. Nossa seleção não teria adversário que a derrotasse. Seríamos campeões sempre de novo. Os oponentes entrariam em campo sabendo que ao final sairiam derrotados. Alguns, por não acreditarem que a vitória já seria nossa, tentariam em vão nos derrotar. Que sonho!

Em relação ao futebol é bom que não seja assim, pois o mesmo poderia perder a graça e deixar de ser tão atrativo e emocionante. Mas a idéia de um campeão definitivo não é absurda quando falamos no que Deus fez para benefício de todos os seres humanos.

Numa copa do mundo de futebol é uma seleção contra o mundo, representado pelas seleções classificadas. Em nossa vida diária também estamos em meio a uma luta contra o mundo, ou seja, contra as forças que se opõem a Deus e aos que a Ele pertencem. Nesta guerra espiritual, haveria consolo se lutássemos e fôssemos derrotados? Não, pois sofreríamos vergonha e desgraça eternas. Queremos é viver na certeza de que nada pode nos afastar da vitória. Queremos é ser vencedores.

Então são para nós as palavras de Rm 8.37: “Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.” Deus nos ama tanto que nos ajuda no grande confronto com os adversários. O que se vê numa competição a nível mundial é que os atletas representam seu país, buscando também a própria realização. No nosso caso, Jesus não só nos representou, como também tomou o nosso lugar, lutou e venceu para nos dar o presente da salvação.

Quando torcemos por uma equipe, geralmente não ganhamos nem perdemos coisa alguma com isso. Vale como entretenimento. Se formos vencidos, podemos nos recuperar para a próxima. Afinal, não estamos derrotados em definitivo. Se a equipe é campeã, nós dizemos que somos também, mesmo não tendo feito algo para ajudar na conquista. Temos parte na vitória porque nosso coração pertence àquele clube, àquela seleção. Essa é a nossa recompensa como torcedor.

No que diz respeito ao nosso relacionamento com Deus, só temos a ganhar. Não se trata de recompensa, pois não fizemos coisa alguma para ajudar na vitória. É Ele “que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!” 1 Co 15.57. Jesus, com sua morte e ressurreição, venceu completamente o inimigo. Ele disse em Jo 16.33: “Eu venci o mundo.” E em Jo 19.30: “Tudo está completado.” É uma ação cujos efeitos perduram. Está acabado. Não há chance de revanche. Embora ainda não tenha chegado ao fim, a batalha já foi decidida.

Por pertencermos a Ele recebemos todos os benefícios conquistados com sua vitória, que é definitiva. Como filhos de Deus, pela fé, somos incluídos nesta vitória, da qual nada nem ninguém pode nos separar. Quem está com Ele recebe já agora os benefícios deste amor, de modo que já é um completo vencedor.

Podemos ganhar ou perder uma ou outra competição esportiva. Haverá a próxima.

Na luta contra os inimigos nossos e de Deus, a vitória já é nossa em Cristo Jesus. Não é sonho. É a realidade! Isso é muito bom!

Pr. Rosemir Mauro Benati

Um comentário: