07/12/2011

O Natal e o presente do Perdão

Para surpreender alguém é necessário fazer algo inesperado. As surpresas agradáveis deixam marcas profundas e inesquecíveis. Receber um presente sem ter merecido é algo que não se espera; quase impossível. Só não é impossível porque nós somos contemplados com um presente destes. Trata-se do perdão dos pecados. Deus, em Cristo Jesus, nos surpreende com o presente que não fizemos por merecer.

O amor de Deus pela humanidade é tão grande que chega a ser incompreensível. Mas ele é comprovado e doado no Salvador Jesus que veio ao mundo para nos salvar. Celebrar o Natal como resposta ao presente que recebemos de Deus é demonstração de fé e confiança. Neste sentido a comemoração do nascimento de Jesus (Natal) é apenas mais um dia vivido na misericórdia de Deus.

Os não cristãos jamais irão celebrar o Natal em espírito e verdade a menos que sejam convertidos pelo Espírito Santo. Dos cristãos não se espera outra coisa. Aliás, dos cristãos se espera que anunciem a Palavra de Deus que é usada para transformar mentes e corações. Nas Escrituras Sagradas está revelado o plano do Criador para a salvação eterna de todas as pessoas. O presente de Deus está pronto para ser entregue. Quem irá entregá-lo e para quem?

O trabalho da Igreja de Cristo no mundo é como ser um “Papai Noel” a entregar presentes. Não presentes que se estragam, mas que duram para sempre. Cada um nós que tem a verdadeira fé é convidado a entregar ou distribuir o presente de Deus. Quem pensa que não precisa deste presente é quem deve ser o alvo da nossa missão.

Presentear alguém com uma viagem, um eletrodoméstico ou um brinquedo é bom. Mas, quando este presente tem como propósito restabelecer uma amizade, por exemplo, não é recomendável. A reconstrução de bons relacionamentos inicia com o perdão. É isto que Deus faz conosco. É isto que Deus quer que nós façamos aos outros. “O amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados. Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar (perdoar) uns aos outros.” (1 João 4. 10-11). A prática do perdão mútuo muda a nossa vida para melhor. Portanto, é um ótimo presente.

Abraços  -    Pastor Fernando E. Graffunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário