30/04/2014

Trabalho produtivo

Conforme o Jornal Nacional na série sobre produtividade desta semana, o Brasil é um país com pouco rendimento no trabalho. Exemplo: um trabalhador norte americano produz em um dia o que o brasileiro leva quase seis. Complicado fazer comparações quando o transporte é precário, o salário é baixo, o ambiente de trabalho é ruim e outros empecilhos que desanimam o trabalhador. Mas a gente sabe, o jeitinho brasileiro e a própria corrupção nos negócios, na política e na economia atrapalham o desenvolvimento do país. A falta de produtividade, porém, está em todos os países porque tem origem e efeito universais: "Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento" (Gênesis 3.19). Qualquer filho de Adão, competente ou preguiçoso, está sujeito ao prejuízo pelo simples fato de viver num mundo onde “o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males” (1 Timóteo 6.10).

Ganância, cobiça, inveja, e um monte de coisa ruim junto a maldição da erva daninha (Gênesis 3.18) faz deste mundo um lugar improdutivo e com tanto trabalhador na miséria. Por isto a insistência de que “não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus que dá o sustento aos que ele ama mesmo quando estão dormindo” (Salmo 127.2). Para ser um trabalhador produtivo, é preciso antes de tudo orar: "o pão nosso de cada dia nos dá hoje", na submissão de que tudo vem do céu: a saúde, a inteligência, o talento, a disposição, o emprego, a terra, o sol, a chuva...

Produtividade, por isso, é muito mais que receita, produção, desenvolvimento, riqueza. O apóstolo, que disse "quem não quer trabalhar que não coma", recomendou: "Que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que (...) a vida de vocês esteja cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus" (Filipenses 1.9,11). Assim, trabalho produtivo é aquele que glorifica a Deus que serve no amor ao próximo. Uma utopia?

Marcos Schmidt, pastor luterano (marsch@terra.com.br). Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário