08/04/2014

Por qualquer vento!

Podemos confiar nas pesquisas? Nestas onde se diz que "foram ouvidas tantas pessoas em tantos lugares em tais dias, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos"? Se até o leite das criancinhas é manipulado, porque os números tão influentes não seriam, neste jogo de interesses? As vezes pode ser por um simples erro de planilha, conforme explicação do Ipea. Dias atrás o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou que 65% dos brasileiros concordam que mulheres com corpo à mostra merecem ser atacadas, mas depois o instituto corrigiu: são 26%. Mas o estrago já tinha sido feito. E os números da inflação, do mercado de trabalho, das intenções de voto? Infelizmente, ficar atento e com o pé atrás nas coisas que vêm prontinhas e empacotadas é o único jeito para escapar dos predadores.

Jesus certa vez alertou que devemos ser espertos como as cobras e sem maldade como as pombas (Mateus 10.16) num terreno onde praticar a fé e o amor cristão significa fraqueza e idiotice.  No contexto bíblico, Jesus disse isto ao tratar das manipulações que ele próprio seria vítima, depois que Barrabás venceu por voto induzido. Mais tarde, Nero colocou fogo em Roma e jogou a culpa nos cristãos. Semana passada um casal cristão foi condenado à morte no Paquistão porque, segundo o governo local, blasfemou contra Maomé. "Por serem meus seguidores vocês serão perseguidos", afirmou Jesus. Os números não aparecem na mídia, mas a cada onze minutos, um cristão é martirizado no mundo. E nos países com liberdade de crença? Existe perseguição religiosa? De forma sutil - como em certas pesquisas - existe. É só perguntar aos 86,8% do povo brasileiro, que segundo as estatísticas, são cristãos: "você acha fácil falar da sua fé?". Foi por esta situação difícil que o apóstolo sugeriu mais firmeza na Verdade: "Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas" (Efésios 4.14).

Marcos Schimt, pastor luterano (marsch@terra.com.br). Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário